Assim que a energia elétrica pôde ser gerada em grandes quantidades, seu uso exigiu meios adequados para transmitir essa energia.
Desenvolver um componente que isole o condutor energizado foi o principal desafio inicial.
Embora quase todo material sólido não condutor em ambiente seco possa isolar várias centenas ou alguns milhares de volts, logo se percebeu que é difícil projetar um isolador eficaz e durável para uso em ambientes úmidos e poluídos.
Os primeiros isoladores para redes de distribuição de energia elétrica desenvolvidos na década de 1880 se basearam nos projetos dos isoladores utilizados nas linhas telegráficas, utilizando como matéria prima a porcelana e o vidro.
100 anos depois, na década de 1980 foi introduzido no mercado uma inovação importante em isoladores, o ISOLADORES COMPOSTOS:
Com núcleo de fibra de vidro, invólucro em composto orgânico vulcanizado e terminais metálicos, o ISOLADORES COMPOSTOS apresentava um projeto muito mais leve e resistente aos poluentes em comparação aos isoladores tradicionais de vidro e porcelana.
Inicialmente, pelo fato de haver união entre diferentes materiais, problemas de desempenho mecânico e elétrico foram identificados, mas na atualidade a tecnologia está madura, com isoladores em serviço há mais de 25 anos com excelente desempenho mesmo em ambientes muito contaminados
Embora o custo dos isoladores compostos seja ainda menor que os custos de seus equivalentes em porcelana ou vidro, uma pequena porcentagem do custo de construção de uma subestação, linha de transmissão ou de fabricação de equipamentos elétricos, a falha deste componente pode resultar em graves problemas, como acidentes e desligamentos prolongados, com importantes consequências econômicas e sociais.
São componentes de alta tecnologia: Centenas de ensaios, desenvolvimento de novas misturas e refinamento fabril foram necessários para alcançar o nível excepcional de confiabilidade que isoladores compostos de alta qualidade conseguem prover atualmente.
Nós da TEXPI Equipamentos fornecemos há mais de 10 anos isoladores compostos de altíssima qualidade para as mais importantes subestações, fabricantes de equipamentos e linhas de transmissão do Brasil e do mundo com excelente histórico de desempenho, confiabilidade, durabilidade e serviço de pós-venda.
Oferecemos a inédita garantia de 30 anos (Q+30) para nossos isoladores compostos quando aplicados com nossas ferragens elétricas.
Faça sua consulta conosco!
Trabalhamos com as todas as tecnologias em isoladores:
Porcelana vidrada, vidro temperado e compostos (borracha de silicone HTV com núcleo de fibra de vidro)
Temos o compromisso de atender nossos clientes com excelência.